Baixa libido no pós parto | Mamis na Madrugada

Atividade sexual após o parto nem sempre acontece, já que nessa fase há sim uma baixa na libido justamente para que mulher possa dar atenção ao seu bebê. Além disso, há todas as alterações em seu corpo. A nova rotina se estabelece e o cansaço aumenta. A baixa libido no pós parto é esperada.

baixa libido no pós parto

Também é verdade que no período pós-parto a vagina fica mais ressecada, assim a relação sexual pode se tornar bem incômoda.

Isso ocorre devido à produção de leite que precisa da prolactina, hormônio que deixa a região menos lubrificada. Além, claro, da queda hormonal de progesterona, estrogênio e testosterona.

Nessa fase é normal que a mulher fique sem vontade de namorar, mesmo após os 40 dias de resguardo.

Recorrer aos lubrificantes ou outras indicações como o uso de cremes vaginais ou o laser podem ajudar, se indicados pelo médico.

Dispareunia

Agora, se houver incômodo na relação que permanecer após esse período, vale a pena investigar. Pode ser dispareunia. Esse é o nome que se dá quando há presença de dor na relação sexual.

Fatores físicos como redução da lubrificação, endometriose, infecções e inflamações; além de fatores psicológicos, como por exemplo traumas emocionais, ansiedade e estresse podem fazer com que o desconforto apareça.

Portanto, a dispareunia poderá ser tratada de várias formas. A mulher pode utilizar alguns recursos para melhorar sua intimidade, como medicamentos, psicoterapia, fisioterapia pélvica e o laser íntimo.

Dores e desconforto durante a relação sexual não são ”normais” e são mais comuns do que pensamos, mas lembre-se: há tratamento e o seu médico pode ajudar!

Se você conhece alguém que está passando pela baixa libido no pós parto, compartilhe esse post que pode ajudar!

 

Dra. Maria Paula Silveira | Médica Ginecologista e Obstetra
CRM/SP:112.288 RQE: 40697 Mãe dos gêmeos Eduardo e Beatriz www.clinicasermulher.com.br

Compartilhe