Crianças e a cozinha | Mamis na Madrugada

Você sabe quando as crianças podem entrar na cozinha???

Muito se fala sobre o perigo que a cozinha representa para as crianças. Medo de se cortarem, queimarem ou machucarem de qualquer forma. Claro, esse medo tem total razão de existir. Mas, com os seriados de TV dando oportunidade para Chefs Mirins dominarem o cenário, veio a pergunta: a partir de qual idade posso inserir meus filhos na cozinha?

Vem, que eu te ajudo!

A cozinha é um ambiente muito rico para as crianças, não apenas porque elas amam fazer “coisas de adultos”, mas, especialmente, porque é uma oportunidade de fazer COM os adultos.

crianças e a cozinha

Além disso, é um ambiente multi disciplinar que expõe a criança a questões de matemática (divisão e multiplicação de ingredientes, volume e peso), física e química (reações e mistura de ingredientes), português (leitura e interpretação das receitas), biológica (com os sentidos sendo experimentados: olfato, paladar, visão, tato), oportunidade de reaproveitar ingredientes e não desperdiçá-los, além da responsabilidade de manter o espaço organizado e, já para algumas idades, ajudar a lavar a louça e por a mesa.

 

Cozinhar é também um ato de concentração. Para crianças muito ansiosas, a cozinha é um verdadeiro exercício. Passar por todas as etapas de cocção para chegar no resultado. Saber lidar com frustrações, quando o resultado esperado não chega. É, realmente, um ambiente de múltiplas funções.

 

Além disso, fazer cookies, cupcakes, pães ou mesmo uma massa de pizza é uma verdadeira diversão!

 

Então, vamos às idades:

 

Antes de dois anos – idade curiosa, eles amam brincar com potes de plástico. Conhecer o espaço da cozinha não é algo interessante e um bebê engatinhando pode representar muito perigo. Afastaria o neném o máximo que puder. Leve os potes para outro espaço, mais seguro, se for o caso.

 

Entre dois e três anos – uma massinha de farinha de trigo garante bastante diversão. Pode ser feita na mesa da cozinha ou mesmo no chão da sala. Nesta idade vale muito a pena fazer desenhos com a comida. Uma banana se transforma em um sorriso, morangos em olhos e nariz e, voilá, apareceu uma carinha de salada de frutas. Uma fase bastante lúdica e que podemos nos utilizar na hora de oferecer uma refeição de qualidade.

 

De três a seis anos – misturar os ingredientes na tigela, ver como funcionam batedeira e liquidificador (supervisionados), lavar e secar itens de plástico, organizar o local onde farão a receita, estas idades são muito gostosas, pois a criança, de fato, ajuda a preparar o alimento. Já podem usar cortadores de biscoitos e até mesmo ajudar a pesar alimentos na balança. A partir de 5 anos, já dá para ensinar a criança a pôr a mesa e explicar algumas regras básicas de etiqueta de Mesa Posta.

Agora os maiorzinhos:

De sete a 10 anos – elas já têm noção de perigo e sabem bem o que pode ou não as machucar. Nesta idade já se pode ensinar o jeito certo de manusear uma faca, ainda que elas não precisem picar alimentos mais complexos, tipo uma cebola, que pode srder os olhinhos e fazê-las perder o controle da faca. Mas, da mesma forma que já aprenderam a cortar os alimentos no prato, cortar na tábua é também muito importante, para evitar machucados. Usar ralador e fazer completo uso de eletro domésticos (mixer, batedeira, liquidificador etc.), são algumas das coisas que já as ajudam a fazer alguns pratos por completo: tortas, bolos, etc.

 

A partir de 11 anos – já é possível ensinar a fazer o uso correto do fogão (deixar as alças das panelas sempre voltadas para dentro e nunca para fora, evitando o risco de esbarrar e derrubar a panela), segurar corretamente a panela, usar luva térmica, usar o forno etc. Assim que a criança aprender a forma correta de utilização, ela já tem autonomia para seguir uma receita sozinha. No entanto, nunca a deixe sem supervisão.

Receita:

E para deixar este post bem gostoso, uma receita deliciosa de cookies, seja para fazerem com seus pequenos, seja para os maiorzinhos já seguirem sozinhos:

 

Pré-aqueça o forno a 160 graus.

 

Misture todos os ingredientes em um bowl:

  • 100g manteiga sem sal em temperatura ambiente
  • 50g de açúcar de confeiteiro
  • 75g de açúcar mascavo (pode ser demerara)
  • 190g farinha de trigo
  • 4g fermento
  • 1 ovo
  • Gotas de chocolate (a gosto) – pode ser M&M, macadamia, nozes, ao seu gosto!

 

Forme bolinhas da massa (pode usar um boleador de sorvete), e coloque em uma forma antiaderente. Leve para assar por 15 a 20 minutos. Fique atento, pois o forno pode dourar em umas partes e torrar outras. Se quiser rechear com doce de leite ou nutella, faça uma bolinha na sua mão com a massa e amasse o centro, recheie e feche a bolinha com um pouco mais de massa e a coloque na assadeira. Cuidado para não colocar muito recheio, pois abre o biscoito e “explode” no forno.

 

Chef Gabi Junqueira | Cozinheira Internacional, professora e chef na Gabriela Junqueira Gastronomia.

Formada em Cozinha Internacional pela escola Wilma Kovesi. Especializada em comida francesa pelo Institut Paul Bocuse, na França. Pós-graduada em Cozinha Avançada com ênfase em química dos alimentos, pelo SENAC.Bartender pela New York Bartending School.

Facebook | Youtube | Site

 

Compartilhe