Odor axilar em crianças | Mamis na Madrugada

Odor axilar em crianças: quando devemos procurar uma avaliação?

Hoje vou te contar sobre duas glândulas pouco conhecidas localizadas acima dos nossos rins: ADRENAIS. Elas são pequenas, mas fundamentais para a produção de vários hormônios, dentre eles, cortisol e andrógenos.

E quando a zona da adrenal responsável pela produção dos andrógenos sofre ativação, há o nome de ADRENARCA e esta glândula passa a produzir estes hormônios.

odor axilar em crianças

E quais os sinais da adrenarca?

Os sinais clínicos que vocês percebem nos filhos são: odor axilar, pelos pubianos, pelos axilares e acne.

Sobre o odor axilar, é importante quando é “tipo cecê de adulto”, ocorre todos os dias e você percebe que a criança precisa muito usar um desodorante, pois o odor incomoda.

Todos passam pelo processo e a ADRENARCA é um dos eventos da puberdade. A ADRENARCA é considerada PRECOCE quando ocorre antes dos 8 anos nas MENINAS ou antes dos 9 anos no MENINOS.

Então, caso a criança tenha odor axilar ou qualquer outro sinal acima antes da idade normal, deve ser avaliado pelo endocrinopediatra.

Na maioria das vezes, a adrenarca é idiopática (não se encontra uma causa), mas é importante excluir doenças como hiperplasia adrenal congênita e tumor adrenal.

Agora me conta aqui nos comentários, estes sinais já aconteceram com o seu filho (a)?

Compartilhe este post com uma mamãe que tenha dúvidas sobre odor axilar em crianças.

 

Dra Gabriela Azevedo | Endocrinopediatra
CRMMG 59542/ RQE 50806

Compartilhe