Um tema bastante polêmico e que pouco se chega em um consenso é se criança pode usar maquiagem e esmaltes. Apesar de não existir uma resposta certa unânime, são os pais quem definem o que cada criança pode e vai usar.
Apesar de exiistirem muitos cosméticos próprios para o uso infantil, é preciso atenção para saber os limites entre a brincadeira e uma adultização precoce. Os limites e motivos para elas usarem as maquiagens e esmaltes podem ser diversas e cabe a cada pai/mãe entender e deixar, ou não.
Vamos combinar que essa abordagem de motivo e se aa criança pode usar maquiagem, ou ainda a partir de qual idade, não será o tema desse post, ok? Partindo do principio que os pais liberaram o uso, como e quais maquiagens escolher?
O que você vai encontrar :
Com que idade pode começar a usar?
De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, antes dos 3 anos, o uso de maquiagem e esmaltes em crianças deve ser evitado. Isso porque a pele da criança ainda é muito sensível e, pode desenvolver alergias.
Entre 4 e 8 anos, os produtos devem ser escolhidos a dedo, checando ingredientes (explico mais abaixo), e de preferência escolhendo os produtos hipoalergênicos, feitos com ingredientes que normalmente não causam alergias.
Quais produtos a criança pode usar?
Cores
Para começar, o ideal é deixar as crianças usarem sombras e batons clarinhos. Se tiver uma insistência em usar máscara de cílios, opte por uma incolor. Um blushzinho leve também pode ser considerado. Esmaltes, quanto mais clarinho e delicado, melhor para as crianças menores.
Mas, pra mim, como maquiadora e mãe, não acho que primers, bases, corretivos, lápis e delineadores só valem para crianças maiores, tipo pré adolescentes, e sempre optando por cores mais claras.
Produtos a base de água
Prefira sempre cosméticos à base de água e, de preferência, e fabricados com corantes naturais. A fixação é menor, e produtos são mais leves. Isso serve para batons, sombras, blushes e esmaltes e afins. A verdade é que as crianças estão cada vez mais espertas e não querem esmaltes que saem quando lavam a mão, ou sombras que não pigmentam nada… mas, enquanto sua filha topar os produtos à base de água, aproveite.
Maquiagem da Mãe
100% proibidas. A maquiagem de adulto não é indicada para a pele sensível das crianças, porque possuem componentes químicos que podem causar alergias graves.
IMPORTANTE: Só compre produtos que possuem o registro e a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Linhas infantis são 100% confiáveis?
Não. Em um post aqui no nosso site, a Dra. Gabriela, endocrinopediatra, faz um alerta: “Alguns produtos descritos na embalagem como “infantis”, mas têm desreguladores endócrinos em sua composição. Portanto, é importante ler rótulos. Vou te dar uma dica de um aplicativo que pode te ajudar: APLICATIVO INGRED.” Deixo aqui o link do post completo sobre desrreguladores endócrinos.
Os principais desrreguladores endócrinos são DDT, cádmio, mércurio, bisfenol A ou BPA, ftalatos, parabenos, dentre outros.
E em quais marcas confiar?
Como citei, o uso de produtos hipoalergênicos já é um bom começo, já que não usam os principais ingredientes que causam alergias nas pessoas. Se puder escolher por uma marca conhecida, que tem estudos para o mercado infantil, uma marca toda voltada para eles, também é uma boa opção. Um exemplo, é a Estrela Beauty. Todos os produtos da marca são dermatológica e clinicamente testadas, hipoalergênicas, livres de fragrância e testes em animais.
Outra grande sacada é procurar por produtos Clean Beauty, ou seja, de beleza limpa. Clean Beauty é o um termo novo, que foi associado ao movimento crescente na indústria de cosméticos que busca trazer transparência às informações dos ingredientes, além de restringir o uso de todo e qualquer ativo que possa ser danoso à nossa saúde. Tem post completo sobre o assunto aqui no site.
E os esmaltes?
É importante dizer que a aplicação de esmaltes, mesmo o hipoalergênico, até os 2 anos de idade não é recomendada, já que a criança ainda está na fase oral e coloca muito as mãos na boca.
Em crianças, o recomendado é nunca retirar a cutícula, apenas excessos, se necessário.
Se conseguir convencer sua filha a usar os a base de água, que saem com sabonete, sucesso. Senão, opte sempre pelos que são 5free ou 7free, que são aqueles esmaltes livres dos principais ingredientes que causam alergias nas pessoas, como tolueno, formaldeído, dibutilftalato (DBP), resina de formaldeído e cânfora.
E ai, para vocês, criança pode usar maquiagem?