Hotel Fazenda Dona Carolina | Mamis na Madrugada

Com mais de 100 anos de história, o Hotel Fazenda Dona Carolina conta com diversas atividades em meio à Natureza, e está localizado há 100km de São Paulo, em Itatiba. Fui lá quando estava grávida do Michel, pré pandemia, em Junho, e peguei inclusive a época de festas juninas que o hotel oferece. Vou contar um pouco para vocês sobre o hotel e o que ele oferece.

A Fazenda foi construída em 1872 por Dona Carolina e seu marido, e foi uma das mais importantes produtoras de café do estado de São Paulo.  A Fazenda entrou para a história por ser uma das primeiras a libertar seus escravos, antes mesmo da assinatura da Lei Áurea pela Princesa Isabel, em 1888.

Em 1993, foi transformada em um hotel histórico, mantendo o estilo colonial da arquitetura portuguesa, com móveis e objetos de época espalhados em vários cantos. Você pode saber mais sobre a parte histórica da propriedade quando fizer o Tour Histórico que o hotel oferece aos hóspedes.

Hotel Fazenda Dona Carolina

Gastronomia

O ponto mais forte é a comida, bem gostosa e caseira. São alguns restaurantes espalhados pela propriedade, que conto agora para vocês.

Cafe do Bosque

O restaurante onde é servido o café da manhã é uma delicia, com grande parte de vidro, para entrada de luz natural e também algumas mesas do lado de fora (mas que ainda assim tem um toldo caso chova). Café da manhã reforçado, bem de fazenda mesmo.

Restaurante Seo Oscar

Esse restaurante não existia quando eu fui, ou eu pelo menos não comi lá. Pelo que vi de fotos, é lindo e tem uma vista maravilhosa.

Restaurante Cavalariça

Esse também fica na parte externa, e é o mais despojado de todos, mas com cardápio bem exclusivo que, segundo eles, agrada à todos.

Restaurante quiosque

Jantamos as duas noites nesse, é um restaurante informal, com forno a lenha e churrasqueira. O ambiente é bem de fazenda mesmo, e tudo bastante caprichado.

Bar do piano

No bar do hotel com decoração também colonial, são servidos drinks, coquetéis e vinhos. Lá tem um balcãozão de madeira, varanda com vista pra montanha e, claro, o piano de cauda.

Cachaçaria

É onde termina o Tour da Cachaça (falarei abaixo), e também onde você pode ir para degustar uma com os seus companheiros de viagem. No melhor estilo boteco, oferece as cachaças produzidas por lá, e algumas porções de acompanhamento.

Hotel Fazenda Dona Carolina

 

Atividades

A Estrutura do hotel

O visual também é lindo com um lago com pescaria e caiaques. Sobre o rio, tem tirolesa que vai de uma margem a outra, para crianças maiores e adultos. Crianças menores se divertem na mini tirolesa no gramado próximo ao lago.

Ainda tem circuito de arvorismo, arco e flecha, slackline, campo de futebol, piscina climatizada, academia, spa e quadras de tênis.  Passeios de charrete e trator levam os hóspedes à passearem por toda a propriedade. E uma fazendinha onde as crianças podem tirar leite da vaca, pegar coelhinhos no colo e alimentar os cavalos.

Cavalos

O Hotel Fazenda Dona Carolina tem também dois centros hípicos estruturados para auxiliar as crianças e os adultos a vivenciarem o contato e cuidado com os animais, onde os hospedes podem pegar cavalos para cavalgadas ou passeio em suas trilhas.

Tour do Café

Imagina se hospedar em uma das fazendas mais importantes produtoras de cafés que houve, e não saber mais sobre plantação, torra, todo o processo realizado – que segue o mesmo desde 1872?

Não dá ne? Então chegando lá, já olha os horários do Tour do Café e se programe para conhecer a confecção do exclusivo café Dona Carolina. Claro que o passeio acaba em um cantinho especial do hotel, com degustação do café local.

Hotel Fazenda Dona Carolina

Tour da Cachaça

Mais um tour que o hotel oferece, dessa vez você acompanha todo o processo – desde o plantio da cana até o engarrafamento – das cachaças produzidas por lá.

Eles contam tudo, sobre a destilação até o envelhecimento feito em tonéis de carvalhos, importados exclusivamente da Escócia. E claro, o passeio acaba em degustação.

Resumindo

Eu gostei bastante da viagem, fomos antes do Michel nascer e conseguimos relaxar. Confesso que não tenho vontade de voltar com criança por enquanto – acho que muitos outros hotéis entregam mais entretenimento para crianças pequenas.  Inclusive, pra mim, as desvantagens do hotel são o “sobe e desce”, já que o hotel é todo em desnível, e com aquele chão de pedras, bem dificil de se locomover com carrinhos de bebê; e o preço bem salgado.

Mas, para uma viagem curta a dois, vale super a pena. O preço médio, para um final de semana comum (sem feriado), para casal, varia entre R$4 e 6 mil, dependendo da acomodação.

Compartilhe