Perigos do consumo de açúcar por crianças | Mamis na Madrugada

Os perigos do consumo de açúcar por crianças devem ser sempre lembrados. Existe a crença, equivocada, de que não há problema no consumo de açúcar por crianças, talvez por ser associado aos momentos de festa, talvez porque crianças suportam horas de brincadeiras e este seria um bom energético para suprir tal demanda.

Perigos do consumo de açúcar por crianças

De qualquer maneira, o fato é que ninguém precisa deste ingrediente. Não diariamente e não com a frequência que vejo no dia a dia do consultório.

Exponho aqui alguns dados para nós, mães, refletirmos:
  1. Hábitos alimentares: os hábitos alimentares são desenvolvidos na infância, quanto mais açúcar se consome neste período, maior o consumo ao longo da vida.
  2. Consumo precoce: o consumo precoce de açúcar induz a maior seletividade alimentar, reduzindo variedade de sabores e texturas
  3. Doenças: o consumo de açúcar na infância está positivamente associado ao desenvolvimento de doenças na vida adulta, ou ainda, ao desenvolvimento precoce de doenças crônicas.
  4. Microbiota: o consumo de açúcar por crianças afeta diretamente o desenvolvimento da microbiota, levando a um processo digestivo menos eficiente.
  5. Nutrição: alimentos com adição de açúcar são pobres nutricionalmente, levando a criança ao estado de fome oculta, ou seja, há aporte de energia mas não há aporte adequado de nutrientes necessários para desenvolvimento físico e mental.
  6. Socialização: o hábito de consumo deste tipo de produto está relacionado a redução na socialização familiar no período das refeições.
  7. Saúde dos pais: o hábito dos filhos impacta a saúde dos pais.

O fato é que para equilibrar todos os pratinhos da maternidade precisamos de praticidade, portanto, sim, eu, você, suas amigas, todas as mães, eventualmente recorremos a produtos alimentares que auxiliam nesta jornada, e não há nenhum problema nisso.

Longe do terrorismo nutricional, o importante é que se tenha consciência ao fazer as escolhas e saber orientar nossas crianças para que se tornem o mais independentes possível.

Olhar os ingredientes no rótulo pode ser um ótimo início!

 

Mariana Korn | Nutricionista com especializações no Hospital Israelita Albert Einstein e AC Camargo, mãe de 2 meninos de 3 e 1 ano e apaixonada por comida

Av. Brigadeiro Faria Lima, 1811 cj. 907 – 908

tel. 3031-7933 e 3812-1157

Compartilhe