Como ajudar os filhos a lidarem com a frustração | Mamis na Madrugada

Como ajudar os filhos a lidarem com a frustração?

Antes de mais nada, o que é frustração?

Todos nós passamos pela vida desejando! E isso é extremamente saudável. Entretanto, em muitos momentos, nos deparamos com algum impedimento externo para o alcance deste nosso desejo. Ou seja, “desejo algo mas veio o não de fora!” Isso gera imediatamente a frustração! Sensação que registra que o que é desejado não é possível, naquela hora e situação.

como ajudar os filhos a lidarem com a frustração

E o que fazer com isso, principalmente quando acontece com nossos filhos?

  1. Nomear a sensação e reconhecer o desejo: “eu entendi o que você deseja, mas realmente agora não é possível.” Essa é uma linguagem que acolhe e posiciona o limite. Aqui você pode pensar em possibilidades acessíveis em que a criança ou jovem pode escolher e substituir o que desejava por outra coisa.
  2. Reconhecer o que deseja e não tem e trazer escolhas possíveis ajuda nossos filhos a aprenderem a SUBSTITUIR aquele item desejado por aquilo que é possível. Este trajeto de APRESENTAR O QUE É POSSÍVEL, é o caminho da saúde e do amadurecimento, sabedoria. E para aquilo que ainda não foi possível, se faz planos, se traça estratégias.
  3. Eles precisam se sentir ouvidos, compreendidos e não sempre autorizados ou desautorizados, independente das reações diante deste não que veio.
Abaixo seguem reações das crianças e jovens que negam o limite que vem do ambiente:

Comportamentos de:
birra (“eu quero quero quero!”)
destrutividade (“se eu não tiver mais ninguém terá!”)
cinismo (“ah é, vc vai ver se eu não vou ter!”)
apatia (“ah, eu nem queria mesmo.”)

essas reações acima são formas das crianças e jovens dizerem NÃO para o NÃO que veio de fora.

Com as dicas práticas sobre a FRUSTRAÇÃO, natural diante do não eles sentirem a RAIVA, que virará TRISTEZA, mas depois aceitarão que o que desejam não é possível e conseguirão substituir por outra coisa! Este é o objetivo, aprender a substituir!

E eles não se desmontam por ficarem com raiva ou tristes! Muito melhor optar por este trajeto de saúde do que aquele em que eles passam a vida negando os limites de fora. Afinal, negar limites, gera inadequação de comportamento e desajuste em relações! E ninguém deseja isso para os próprios filhos!

Gostaram das dicas de como ajudar os filhos a lidarem com a frustração?

 

Juliana Buchatsky Kruglensky | Psicóloga Clínica Especialista em atendimento Infantil, jovens e orientação à pais.

Rua capote Valente 432, conj 123. Contato (11) 99530-9034.

 

Compartilhe