Intolerância à lactose e APLV | Mamis na Madrugada

A intolerância à lactose e APLV (alergia à proteína do leite da vaca) são dois tópicos referentes ao leite que confundem muita gente. Portanto, são um desafio para os pais que devem fazer dietas específicas: sem lactose ou sem proteína.

INTOLERÂNCIA À LACTOSE E aplv

Intolerância a lactose

Ocorre quando perdemos a enzima intestinal chamada lactase. Essa enzima digere a lactose (que é um açúcar não absorvível) e torna possível a absorção dos seus subprodutos: glicose e galactose. Quando não temos a lactase, a lactose não é digerida, não é absorvida, e segue até a última parte do nosso trato gastro intestinal: intestino grosso.

Neste local temos muitas bactérias que utilizam a lactose transformando-a em gases, gerando a sensação de plenitude, desconforto abdominal, gases e diarreia.

É raríssima em lactentes, até porque o leite materno tem lactose. E vai aumentando conforme idade. Certas etnias, como as orientais são mais acometidas.

Tratamento: evitar lactose. Cabe um adendo: podemos perder % de enzima, nos tornando intolerantes somente quando comemos uma grande quantidade de lactose. Portanto, quem é intolerante pode comer certa quantidade de lactose sem ter sintomas ou ainda tomar lactase junto para diminuir sintomas.

Alergia a proteína do leite de vaca:

Ocorre quando o corpo entende que a proteína que tem no leite da vaca é um adversário do corpo e portanto monta uma reação contra a proteína, assim como contra bactérias e vírus.

Com isso, qualquer quantidade de leite pode gerar sintomas. Sintomas: desde gastrointestinais como refluxo, dor abdominal, constipação, gases, como reações de vermelhidão em volta da boca, vermelhidão na pele, inchaços, assim como quadros respiratórios de chiado até o fechamento da glote numa anafilaxia.

Tratamento: evitar leite de vaca e derivados. Todos.
A depender do tipo de alergia, ela pode ou não melhorar.

Conclusão:
A depender da doença temos um quadro específico e um tratamento específico que deve ser respeitado e não deve ser confundido.

Um recado importante: para as mães que amamentam e o filho tem suspeita de APLV: NÃO adianta tomar leite sem lactose, porque ele contém a proteína do leite da vaca.

Espero que tenha gostado de saber mais sobre as diferenças entre a intolerância à lactose e APLV.

 

Dr. Ariel Levy | Clínica Pediátrica com excelência em conhecimento e atendimento absolutamente personalizado.
11 43062242/ 11 999700505  |  Av. Angélica 688 – 1° andar

 

Compartilhe