Coceira no ouvido | Mamis na Madrugada

Coceira no ouvido da criança, o que pode ser?
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A grande preocupação dos cuidadores é que seja uma infecção e que a criança possa ficar surda, mas calma! Tem vários fatores e situações que podem levar a esse prurido e que não são graves.

coceira no ouvido
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
À princípio, pode se tratar apenas de uma descoberta da orelha, muito comum entre os 6 meses a 2 anos, e que eles costumam apenas mexer quando lembram que ela está ali. Ou então, pode ser um hábito de mexer nelas quando está com sono, como gesto tranquilizante. Também pode ser apenas uma irritação leve porque entrou água do banho com shampoo.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Porém, se esse prurido for persistente (acima mais ou menos de 3 dias) ou for associada com outro sintomas como dor, saída de secreção, choro, irritabilidade, febre ou outros agravantes, então realmente a criança deve ser levada ao médico para ser examinada.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Há diquinhas para os papais e mamães de plantão:
  1. Cuidado no banho para não entrar água nos ouvidos.
  2. Após o banho secar a orelha e a entrada do ouvido apenas com uma toalha macia, não precisa introduzir nada dentro do ouvido, nem cotonete, para secar.
  3. Cuidado com cotonete pois eles podem causar uma lesão na pele e levarem a uma infecção.
  4. Em relação a cera do ouvido, ela está lá para proteção e as crianças tendem a ter um pouco a mais mesmo e que vão sair sozinhas. Porém, se está atrapalhando por estar em excesso procure um otorrinolaringologista para realizar a limpeza.

Se você acha que seu/sua pequeno(a) está com algum desconforto ou tenha mais dúvidas marque uma consulta para uma avaliação e esclarecimentos!

É sempre importante ficar bem atento ao comportamento e sintomas da criança para ter a certeza de que a coceira no ouvido não esteja associada à uma infecção ou outra questão mais importante.

 

Dra. Giuliana G. Carmona | Otorrinolaringologia e Medicina Estética
(11) 91406-1788

Compartilhe