Libido baixa | Mamis na Madrugada

Como endocrinologista, cada vez mais recebo pacientes (homens e mulheres) que vêm para investigação hormonal por queixa de libido baixa.

libido baixa

Acreditando que os sintomas se devem a alguma deficiência hormonal, ou, mesmo se não se devem, acreditando que hormônios como testosterona e correlatos irão resolver o problema.

Causas:

Não há mal algum em se buscar ajuda e investigação, que pode ser feita com uma boa história clínica e alguns exames complementares. Há sim causas hormonais que podem reduzir a libido (em homens, principalmente, testosterona baixa por razões diversas; em mulheres, no climatério e pós-menopausa ou em uso de alguns contraceptivos).

Porém, as causas da baixa libido são em geral multifatoriais (principalmente em mulheres, e mesmo na menopausa), envolvendo questões psíquicas e comportamentais, doenças psiquiátricas (como depressão). Além disso, pode ter relação com o/a parceiro(a), estresse, sono, e uso de diversas outras medicações (como antidepressivos).

Assim, a resposta para um sintoma multifatorial não pode ser uniforme, e se achar que libido baixa sempre se resolverá com hormônios.

Se a causa não é hormonal, o benefício será mínimo, com as consequências indesejadas do uso não indicado.

Em mulheres, a indicação de testosterona é de exceção (melhor evidência em desejo hipoativo na pós menopausa). Embora estejamos vendo um uso indiscriminado e algumas mulheres com níveis altíssimos (que podem engrossar a voz, aumentar pelos e acnes, e provavelmente aumentar risco cardíaco e de trombose a longo prazo).

Em homens, o uso sem indicação inibe o eixo, reduz fertilidade e tem riscos semelhantes.

Devemos ter muito cuidado para não cairmos na cilada de que questões de estilo de vida e estresse podem ser relacionados a hormônios! Pode parecer a resposta mais simples para a libido baixa, mas não a melhor!

Na dúvida sobre hormônios, consulte um endocrinologista!

 

Dr. Bruno Halpern | CRM-SP 124905 Endocrinologista RQE55372 Doutor em Medicina USP, vice-pres World Obesity Federation pela Am.Sul, diretor comunicação social SBEM

Compartilhe