Peso alerta | Mamis na Madrugada

A manutenção do peso perdido é totalmente negligenciada no tratamento da obesidade, em que quase todas as atenções se dão para a perda de peso.

Mas, sendo um processo ativo, e não passivo, e de longo prazo é a parte mais difícil do tratamento.

Existem estratégias fundamentais para essa fase, como o exercício físico regular, mas hoje quero falar de outra: a definição de um “peso alerta”, que geralmente é ao redor de 3kgs acima do peso de manutenção (mas pode ser mais ou menos a depender de quanto se perdeu e do histórico).

peso alerta

Se atingido, deve levar a uma estratégia de “resgate”, com objetivo de retornar ao peso de manutenção, e evitar a progressão da recuperação.

Como fazer?

Nesse sentido, é importante entender que se pesar com frequência é a regra de pessoas bem sucedidas em manter peso. Embora é claro que o peso absoluto não diga tudo (podemos focar em mudança de composição corporal por exemplo), ele é sim um parâmetro objetivo que nos informa sobre oscilações no curto, médio e longo prazo.

Lembro que em geral a recuperação de peso após perda não se dá de uma vez e sim em pequenos “degraus”. Por isso, sem essa estratégia, pode passar despercebida ou só ser percebida após uma recuperação grande, por exemplo.

O importante é que esse “alerta” seja de fato um peso já relativamente desconfortável (do contrário é só um número). Além disso, que saibamos o que fazer para esse “resgate”, que pode ser discutido com seu profissional de saúde e dependerá de vários fatores.

Também é importante lembrar que oscilações de peso são esperadas nessa fase e portanto não devemos enxergar bater o “alerta” como um fracasso, mas sim como parte do processo.

Mas, a boa manutenção em geral é aquela em que demoramos para atingi-lo e conseguimos descer rápido. Já a manutenção não tão boa é aquela em que se bate com frequência o alerta e se demora para sair dele (além, claro, daquela em que ele nem é levado em consideração!).

 

Dr Bruno Halpern | CRM-SP 124905 Endocrinologista RQE55372 Doutor em Medicina USP, vice-pres World Obesity Federation pela Am.Sul, diretor comunicação social SBEM

 

 

Compartilhe