Rinite e descongestionante nasal | Mamis na Madrugada

Hoje vamos falar sobre rinite e descongestionante nasal.

rinite e descongestionante nasal

A rinite alérgica é uma inflamação ou disfunção da mucosa de revestimento do nariz, causada por processos alérgicos de forma exagerada, que pode ser causada por vírus, bactérias, fungo, gestacional, mudança de temperatura, medicamentosa, alimentar entre outros.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Tem sintomas nasais como coriza, obstrução nasal, espirros, pruridos (coceira), hiposmia (diminuição do olfato),lacrimejar e pruridos oculares.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A ocorrência dos sintomas pode ser sazonal ou perene, podendo se agravar em alguns períodos.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Na rinite alérgica as crises geralmente são induzidos por alguns alérgenos como ácaros, pólen, poeira, fumaça de cigarro, pelos animais entre outros.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A inflamação pode se dar também por alimentos, então uma alimentação saudável e equilibrada contribui muito para diminuirmos consideravelmente os sintomas e auxiliar no controle da rinite.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Em geral os quadros de rinite não possuem cura apenas controle e ajuda muito neste controle a higiene ambiental como distanciamento dos alérgenos e alguns medicamentos, que são prescritos por médicos, que podem ser usados de forma preventiva para as crises.

Descongestionante nasal

Tenho certeza que pra muitas pessoas descongestionante nasal é a coisa mais maravilhosa que tem!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Descongestionantes nasais são remédios que fazem a vaso constrição (fechamento) do vaso sanguíneo, como se desinchasse o nariz, fazendo com que o ar passe melhor.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Mas já é conhecido que eles causam efeito rebote, isto é, quando passou efeito o vaso aumenta muito mais do que era antes, fazendo com que a pessoa vicie usando cada vez uma quantidade maior em um espaço de tempo menor.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Quando orientamos a tirar o remédio, muitos pacientes ficam estressados, gerando uma certa ansiedade e muitos falam até mesmo que não conseguem, por isso descongestionantes nasais, assim como qualquer outro remédio só devem ser usados realmente com indicação pelo otorrino ou médico e por tempo determinado pois podem fazer mal a saúde e também podem mascarar sintomas de doenças mais graves.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Lembrando que eles são contra indicados em pacientes com hipertensão arterial (pressão alta), arritmia cardíaca, aumento de próstata, alterações urinárias, e em crianças menores de um ano.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Procure seu otorrino para fazer o tratamento correto e se livrar desse vício de descongestionantes nasais.

Gostou de saber sobre rinite e descongestionante nasal? Compartilhe esse post com seus amigos.

 

Dra. Giuliana G. Carmona | Otorrinolaringologia e Medicina Estética
(11) 91406-1788

Compartilhe