Alimentos ultraprocessados | Mamis na Madrugada

Você sabia que o alto consumo de alimentos ultraprocessados está associado a aumento do risco de demência?

Parece assustador e é mesmo. Novas pesquisas novamente mostram a importância do que ingerimos em nossa saúde global.

Pesquisadores do UK Biobank acompanharam por 10 anos cerca de 72.000 pessoas, com média de idade de 61,6 anos, que não tinham demência no início do estudo. Após esses 10 anos de estudo, cerca de 518 participantes apresentaram um quadro demencial. O estudo constatou que os alimentos ultraprocessados aumentam o risco de demência e sua substituição por alimentos não processados ou muito pouco processados diminuiu o risco.

As bebidas se destacaram no consumo dos alimentos ultraprocessados, seguida dos alimentos açucarados, laticínios e salgadinhos.

alimentos ultraprocessados

Os participantes que informaram consumir mais de 20% das calorias diárias provenientes de alimentos ultraprocessados, tiveram uma taxa mais rápida de declínio cognitivo global e diminuição da função de executar tarefas em comparação com os participantes que informaram consumir menos de 20%.

Um outro estudo relacionou alimentos ultraprocessados com 22% mais risco de depressão no futuro.

Temos cada vez mais estudos mostrando como nossas opções na cozinha tem efeito sobre nossa saúde. Cuidado com suas escolhas, cada vez mais temos informações sobre como atingirmos a longevidade saudável que todos tanto almejam. E é mais simples do que parece.

Qual a diferença entre alimentos processados e ultraprocessados?

Várias pessoas me perguntam qual seria a diferença entre os tipos de alimentos. E é sobre isso que vou falar agora.

O que são os alimentos em natura?

São aqueles obtidos diretamente da natureza ou dos animais, sem sofrer qualquer alteração. São exemplos os legumes, frutas, verduras, tubérculos, carne bovina, suína, aves, pescados frescos, frutos do mar.

O que são os alimentos minimamente processados?

Os alimentos minimamente processados são aqueles que passam por pequenas intervenções antes de chegarem ao mercado, mas não recebem nenhum outro ingrediente durante o processo (nada de sal, açúcar, óleos, gorduras ou aditivos). São feitos alguns processos, como limpeza, secagem, embalagem, pasteurização, resfriamento, fermentação, que aumentam a duração dos produtos in natura e permitem que sejam armazenados de maneira correta até chegarem ao consumidor. São exemplos as frutas secas, leite de saquinho, grãos.

O que são os alimentos processados?

Já os processados são fabricados, essencialmente, com adição de açúcar ou sal, a um alimento in natura ou minimamente processado. São derivados diretamente de alimentos e são reconhecidos como versões dos alimentos originais.
São exemplos os queijos, pães, sardinhas enlatadas, frutas em calda.

O que são os alimentos ultraprocessados?

São feitos inteiramente ou principalmente de substâncias extraídas de alimentos, como óleos, gorduras, açúcar, amido e proteínas; substâncias obtidas por reações químicas a partir de componentes de alimentos, como amido modificado e gorduras hidrogenadas; e substâncias sintetizadas em laboratório, como aromatizantes, corantes, realçadores de sabor e vários tipos de aditivos usados para dar aos produtos propriedades sensoriais atraentes. São exemplos os embutidos, refrigerantes, bolachas recheadas, sorvetes.

Importante entendermos o que estamos ingerindo para que possamos fazer escolhas mais conscientes. A alimentação é a um dos grandes pilares para termos saúde e com isso bem estar.
Vamos desembalar menos e descascar mais? Como estão suas escolhas?

 

Compartilhe