Bruxismo infantil | Mamis na Madrugada

Seu filho(a) range os dentes? Você acha que só os adultos têm esse hábito? Hoje vou te contar um pouco sobre o Bruxismo Infantil.

Quando os primeiros dentes de leite estão nascendo, acontece uma instabilidade na mordida e a mandíbula fica sem apoio na parte de trás das arcadas dentárias. Nesta fase, é normal o bebê ranger os dentes. Denomina-se aí o bruxismo chamado de fisiológico, considerado normal para esta fase.
Com a erupção dos dentes posteriores, a mandíbula tende a se estabilizar e este comportamento geralmente desaparece; porém se persistir, os pais devem estar atentos à intensidade e frequência com que isso acontece.
O Bruxismo Infantil é um transtorno muito comum em crianças, a partir dos 2 anos, em que o indivíduo range ou aperta os dentes, de forma involuntária ou semivoluntária, durante o sono (bruxismo infantil noturno) ou acordado em situações de estresse (bruxismo infantil diurno) ou de vigília.
bruxismo infantil
O que causa o Bruxismo?  
As causas desta parafunção são complexas, controversas e multifatoriais. São associadas a fatores locais, como mal posicionamento dentário, contatos dentários errados ou mordida mal posicionada (muitas vezes, em decorrência de uso excessivo de chupetas), mastigação unilateral, problemas respiratórios, fatores hereditários e fatores psicológicos como ansiedade e estresse.
A ansiedade é apontada, nos estudos, como fator fundamental para o bruxismo noturno em crianças e adultos.
Existe um padrão familiar no bruxismo, sendo comum que mais de um membro da família apresente este comportamento.
Quais as consequências do Bruxismo Infantil?  
Essa atividade involuntária dos músculos da mastigação, rítmica ou espasmódicas, pode acarretar danos ao sistema mastigatório e desordens nas articulações temporomandibulares, além de dores musculares, dores de cabeça, desgastes dentários, mobilidade ou hipersensibilidade dentária, hipertonicidade muscular, problemas respiratórios, distúrbios do sono e prejuízos na fala.
Como saber seu filho (a) tem bruxismo?
Fiquem ligadas, Mamis, ao sono de seu filho(a). Observe-o à noite para descobrir se ele (ela) está fazendo ruídos de rangido enquanto dorme.
Como tratar?  
Se você acredita que o seu filho ou a sua filha tem bruxismo infantil, agende um check-up com um ortodontista para fazer um diagnóstico precoce, que é essencial para evitar os danos e complicações futuras. Melhorando assim, a qualidade do sono e consequentemente a vida das crianças.
Dra. Heleny Gomes Corrêa | Mestre e Especialista em Ortodontia. Invisalign Top Doctor.
 
Dra. Ana Fontoura | Cirurgiã Dentista , especialista em Odontologia Estética e Reabilitação Oral 
 
Diretoras da Clínica Up2U Dental Studio
Av Brigadeiro Faria Lima 1572/315

Cel : 11 999722226

Compartilhe