Sono ruim e ganho de peso | Mamis na Madrugada

Você sabia que existe uma relação entre sono ruim e ganho de peso?

sono ruim e ganho de peso

Pesquisas mostram que mais de 50% da nossa população dorme menos do que deveriam, principalmente durante a semana. E o que poucos sabem é que dormir pouco é sabidamente um fator de risco para ganho de peso!

Há diversos fatores para isso, mas um já descrito há algum tempo é aumento de hormônios da fome (a grelina sendo o mais relevante) e a redução de hormônios que aumentam a saciedade (como por exemplo a leptina).

Não só isso, mas diversos estudos mostram uma maior fissura por doces ou lanches mais calóricos nos dias de privação de sono, além é claro, de uma maior preguiça por exercício físico.

Acredita-se que esse aumento da fome quando dormimos mal tem a ver com uma tentativa do corpo de compensar o período maior de atividade e o cansaço com alimentos, para suprir energia, porém isso acaba sendo excessivo, e por isso a tendência de ganho de peso.

Estudos também mostram que pessoas em dietas semelhantes perdem mais massa muscular se dormem mal, ou seja, o sono ruim também atrapalha o processo de perda de peso consciente!

Portanto, quando decidimos mudar os hábitos por uma vida saudável, há mais coisas a se fazer do que melhorar alimentação e exercício! Outros fatores, como o sono, são fundamentais para garantir, no longo prazo, uma vida mais saudável!

Você já sabia dessa relação entre sono ruim e ganho de peso? Compartilhe com amigos.

Ref: Killick, Implications of sleep restriction and recovery on metabolic outcomes. JCEM 2012

 

Dr Bruno Halpern | CRM-SP 124905 Endocrinologista RQE55372 Doutor em Medicina USP, vice-pres World Obesity Federation pela Am.Sul, diretor comunicação social SBEM

 

 

Compartilhe