Como está seu posicionamento online? Como anda a sua comunicação com seu cliente? É preciso se reinventar, interagir e marcar presença digital. Estamos vivendo um momento onde a utilização das redes sociais aumentou cerca de 70% e esse número promete crescer ainda mais nos próximos dias. Abaixo listo algumas dicas que podem te ajudar:
1. Mantenha um fluxo de postagem: faça ao menos 3 posts por semana, o idela mesmo são 5 no feed e 5 dias de story;
2. Planeje suas postagens, decidir os posts no dia não irá lhe ajudar dar sequência aos temas. O melhor a fazer é tirar uma parte do seu dia, definir os temas e os conteúdos de pelo menos 15 dias, assim você conseguirá manter um fluxo de postagens;
3. Seu conteúdo deverá ser 80% do seu conhecimento, sabedoria, daquilo que você consegue falar e se posicionar com propriedade e 20% do seu produto em si. Aproveite inclusive para mostrar sua rotina como mãe empreendedora e trocar experiências com seus clientes. Não tem muito conteúdo “na gaveta”? Aproveita que quinta é dia de #tbt e reviva momentos da sua empresa/produtos.
4. Use hashtags, interaja com outros perfis, peça para seus clientes te marcarem, faça parcerias e, principalmente, grave stories! Seus clientes querem saber mais de você, da sua história. Deixa a vergonha de lado e foque no seu objetivo!
5. Evite usar muito texto em suas postagens, o alcance cai significadamente quando ela é composta por mais de 20% de texto. Procure utilizar imagens com uma resolução bacana e faça uso de aplicativos gratuitos para te ajudar no layout. O app Canva é fácil de usar e uma excelente ferramenta para quem não consegue investir em uma agência para gerenciamento.
6. Aproveite esse momento de reclusão para checar sua base de clientes, fazer contato com clientes que não se falam há tempos e planejar quais serão as ações no retorno;
7. Estamos vivendo um momento de dificuldade inclusive financeira, se é seu caso, você pode fazer vouchers de desconto para que a cliente possa comprar seu produto ou serviço com um valor diferenciado e movimentar esses dias “parados”;
Uma dica bônus para criar uma estratégia mais diversificada, seria investir em branding através de produtos personalizados que façam sentidos para os seus clientes, podem ser cadernos, canecas, canetas, planner entre outras peças que você pode explorar com muita criatividade se ajustando ao seu público, bom, estes produtos hoje dia são super acessíveis e fáceis de serem adquiridos em diversas gráficas online ou na sua região.
Você já conquistou seus clientes e sua meta é, além de mantê-los, ajuda-los nesse momento. Não é fácil conseguir manter o ritmo com esse turbilhão de coisas que estão acontecendo além das crianças ao nosso redor. Mas, tenha uma coisa em mente, o seu sonho, o seu negócio é maior que tudo isso e se for preciso, acorde mais cedo para cuidar dele. Vá em frente, você consegue!
Compartilhem suas experiências comigo, vou amar saber que ajudei de alguma forma.
Regilene Finamor | Mãe da Mariah de 2anos | Proprietária da Finamor Comunicação, Marketing e Eventos