A Celulite piora na gestação? | Mamis na Madrugada

As futuras mamães ao longo da gravidez, vão acompanhando o crescimento do barrigão ao mesmo tempo que notando o surgimento ou até mesmo uma piora da celulite. É verdade meninas… é bem comum que ocorra isto neste período principalmente na região de glúteos e coxas.

Mas por que acontece isto? A resposta está na somatização de alguns fatores:

  1. Ganho de peso. Com o ganho de peso há um aumento do tamanho e número do tecido adiposo.
  2. Retenção de líquido. Esta é uma consequência causada pelo aumento de peso, porque os capilares linfáticos e sanguíneos que auxiliam no retorno venoso e linfático, estarão comprimidos e o fluxo não têm um bom funcionamento. Classificamos também este tipo de celulite como Celulite Edematosa.
  3. Fatores hormonais. A progesterona nesta fase contribui no aumento de depósito de gordura e o estrógeno na retenção de líquido, e estes dois fatores são agravantes da celulite.

Mas a boa notícia é que podemos minimizar estes sintomas com algumas dicas básicas e após a gestação, a partir do momento que a parturiente (mãe pós parto) diminui o peso, o inchaço for reduzindo e principalmente após o período da amamentação, todos os hormônios começam a se reequilibrar e a tendência é que aconteça uma melhora da celulite.

Durante a gestação pode ser feita algumas medidas de profilaxia, como: manter uma alimentação saudável, evitar alimentos gordurosos e com excesso de sal; manter uma atividade física leve como caminhada, hidroginástica, yoga ou Pilates e por sessões de drenagem linfática manual.

Logo após a gestação, não se preocupe porque existem desde cosméticos até tratamentos estéticos associados (massagens, ultra som, radiofrequência, endermoterapia) para que gradativamente ocorra a redução do grau da celulite e uma melhora bem significativa da aparência das mesmas. Procure profissionais habilitados para cuidar de você.

Nós mulheres passamos por todas estas alterações para gerar e trazer ao mundo nossa semelhança e descobrirmos um amor maior que o mundo. Curta muito este momento, cuide-se durante e após a gestação para sentir-se bem com sua aparência e consequentemente com sua autoestima.

 

Adriana Cristina Mariano | Fisioterapeuta Dermatofuncional e Instrutora de Pilates e Sílvia Petrullo | Fisioterapeuta, RPGista e Instrutora de Pilates na Saude & Pilates Apinajés

Email: consultorioapinajes203@gmail.com

Compartilhe