barra

Oi Mamis!! O pêlo encrava porque o canal por onde ele passa fica obstruído e ele não tem força para romper a córnea, camada mais superficial da pele. Vocês sabiam que algumas pessoas têm mais tendência a ter pêlos encravados do que outras, por determinação genética? Outras causas comuns são quando ocorrem obstruções dos poros por onde os pêlos saem, seja por células mortas recobrindo a saída do pêlo, ou pelo atrito por roupas justas.

A remoção com creme depilatório pode inflamar e também causar obstrução dos poros. Todos os métodos de depilação possuem pontos negativos. Remoção dos pêlos é com cera (quente ou fria), retira o pêlo pela raiz mas enfraquece e afina o pêlo; desta forma, o novo fio demora mais para crescer do que em outros métodos de depilação, e encontra uma barreira: a nova camada de queratina formada neste período, que provoca o entupimento e impede a saída do pêlo. Já no uso da lâmina para a depilação, deve-se ter cuidado ao usá-lo  para não machucar a pele, já que machucados facilitam a entrada de bactérias que resulta no encravamento do pêlo. Lembrem-se que as lâminas são descartáveis; o uso continuo da mesma lâmina pode aumentar o encravamento dos pêlos. Mais uma dica: use a lâmina no sentido dos pelos – também ajuda. Tem dica de uma lâmina nova descartável (que “avisa” quando você tem que trocar)  que eu estou usando e adorando, a Gillette Vênus especial para mulheres.

Como evitar? Evite roupas justas que promovam muito atrito, ou usar roupas de tecido sintético. Outra ótima dica é esfoliar o corpo durante o banho, regularmente, limpando as células mortas do corpo, afinando a pele e facilitando a passagem do pêlo ( tem dicas de esfoliantes corporais no Make Up Your Styles, meu blog!). Há quem diga que a depilação a laser resolve pêlos encravados, mas em mim não funcionou. Eu fiz dez sessões de depilação a laser e os pêlos continuaram crescendo, então… prefiro esfoliar a pele sempre, e assim não fico com pêlos encravados. Também não esqueça de usar um creme pós depilatório que ajuda a não encravar os pêlos. Uma boa dica de creme é o Embryolisse, e o creme Cuide-se Bem Pós Depilatório do O Boticário, que é a versão feminina do famoso creme pós barba da marca chamado Azulen.

Jamais cutuque um pêlo encravado, porque pode piorar o quadro e até levar ao aparecimento de uma cicatriz. Espero que tenham gostado das dicas, Mamis!

Beeijos

assinatura-dani-zaccai-mamis-300x119