Erros comuns ao lavar os cabelos | Mamis na Madrugada

Oi Mamis! Resolvi listar para vocês alguns erros comuns ao lavar os cabelos, que podem estar interferindo na saúde dos seus fios, deixando-os mais fracos e menos brilhantes! Que tal conferir?!

Usar shampoo e condicionador não apropriados: os produtos serem apropriados para os fios é importantíssimo, já que se você tem cabelos secos e usa produtos para abelos oleosos, não vai receber a hidratação necessária, por exemplo. Aqui no Mamis já fizemos um post sobre Como Escolher seu Shampoo, acesse!

Passar shampoo no comprimento: como os shampoos tem componentes detergentes que ajudam a limpar os fios e retirar a oleosidade. O ideal é ser concentrado na raiz dos fios, enquanto apenas a espuma dele escorra pelo comprimento e as pontas, assim você tira a sujeira sem agredir o cabelo e nem ressecar mais as pontas!

Shampoo em excesso: para cabelos de tamanho médio, a quantidade de produto necessária é igual ao tamanho de uma moeda de 1 real. Menos do que você achava, né?

Usar shampoo de limpeza profunda com frequência: os shampoos anti residuos podem ajudar no controle da oleosidade, mas ao limpar os fios, você também leva os nutrientes dos fios. O ideal é o uso desse tipo de shampoo 2x ao mês no máximo, para retirar resíduos de produtos e poluição.

Lavar com água muito quente: essa é clássica. Apesar do banho quente ser relaxante, faz mal para os fios, já que a alta temperatura faz as escamas dos fios se dilatarem, deixando-os ressecados e opacos. Eu gosto de banho quente, mas deixo mais morninho na hora de tirar o condicionador – isso ajuda a deixar os fios com mais brilho!

Esfregar o couro cabeludo: é importante massagear com suavidade o shampoo no couro cabeludo, sem muita pressão. Se você usar muita pressão, você pode estimular a atividade das glândulas sebáceas, fazendo aumentar a produção de sebo como proteção, deixando o cabelo oleoso!

Aplicar condicionador no couro cabeludo: diferente do shampoo, o condicionador deve ser aplicado no comprimento e pontas, para não entupir a saida dos fios com o condicionador, que pode causar queda de cabelo e caspa! Antes de aplicá-lo, retire o excesso de água dos fios, e vá aplicando por mechas!

Não usar mascara de hidratação: usar só condicionador não é suficiente. As máscaras capilares tem diversos propósitos (como a Máscara Reparadora da Cadiveu, e a  Hair Growth Treatment da Lee Stafford para o crescimento dos fios, etc), mas todas têm  uma ação mais intensa, e o intuito de repor os nutrientes necessários para a reconstrução dos fios. Ideal para ser usado no comprimento e pontas, no mínimo uma vez a cada 15 dias (eu uso uma vez por semana!). IMPORANTE: não vale substituir o condicionador pela máscara, e sim passar depois!

Não enxaguar direito: se não enxaguarmos direito os fios, residuos se acumulam e podem acarretar em alergias no couro cabeludo que podem entupir o bulbo capilar e até dificultar o crescimento de novos fios.

Dormir com o cabelo molhado: a humidade do couro cabeludo permite a proliferação de fungos e bactérias que podem causar queda, oleosidade e fraquesa dos fios.

Só com esses cuidados, seu fios já ficarão mais saudáveis!

Compartilhe