Assaduras em Bebês | Como evitar e tratar | Mamis na Madrugada

Já viu como os bebezitos sofrem com assaduras?! Que dó! O nome científico para a assaduras em bebês é dermatite de fraldas. Ela é uma reação inflamatória que se manifesta na região das fraldas devido, principalmente, ao contato constante com fezes e urina. A mistura de fezes e urina faz com que algumas enzimas sejam ativadas, causando a irritação da pele e aumentando o risco de infecção por fungos.

Para prevenir e tratá-las, seguem abaixo as 7 dicas:

1. Troca de fraldas:

Devem-se trocar as fraldas sujas de urina com freqüência, a fim de que a capacidade de absorção não seja superada, evitando contato da urina com a pele. As fraldas com fezes precisam ser trocadas imediatamente.

2. Limpeza:

Limpe o bumbum com bastante suavidade. Depois que o bebê fizer cocô deixe a região bem seca antes de fechar a fralda.

3.Respirar:

É preciso deixar a pele do bebê respirar, portanto, não aperte a fralda.

4. Sem fralda:

Se possível, deixe o bebê ficar sem a fralda um tempinho. Assim, reduzimos o contato direto da pele com o tecido úmido e o atrito com a fralda.

assadura-bebes

5. Alimentação:

Quando seu filho começar a comer, introduza poucos alimentos por vez, algumas assaduras em bebês são sintomas de alergias alimentares. Quando o bebê toma apenas leite materno, a chance de desenvolver assaduras é menor, já que o leite materno deixa o pH das fezes mais compatível com o da pele.

6. Alimentos Ácidos:

Evite sucos e frutas ácidas como a laranja, ela aumenta a acidez do xixi e consequentemente ajuda a provocar assaduras. O consumo desses alimentos pela mãe que amamenta também pode favorecer o aparecimento de assaduras em bebês. Leia mais sobre o assunto no post: “O que a mãe come influencia na cólica do bebê?”.

7. Pomadas:

Use pomadas inclusive quando seu filho não tenha assaduras, já que a barreira protetora impede a contaminação. É importante aplicar nos pontos de contato com a fralda e também nos órgãos genitais.

Manter a calma e muito carinho é fundamental para que nossos bebês, apesar de sentirem algum desconforto, sintam-se seguros e felizes.

 

 

Compartilhe