As Diferenças entre Diet E Light | Mamis na Madrugada

Olá mamas!! Um assunto que sempre gera muitas dúvidas é qual a diferença entre um alimento light e um alimento diet, então vamos lá….

ALIMENTO DIET – para um produto ser considerado diet deve-se ter a isenção de pelo menos um dos ingredientes presentes na composição de um produto convencional (pode se carboidratos, açúcar, sódio, glúten, lactose, gordura). São formulados para quem deve seguir uma dieta com necessidades especiais, com restrição de certo nutriente. Por exemplo, uma pessoa com Diabetes deve consumir alimentos sem açúcar e uma pessoa com problemas cardiovasculares deve restringir gorduras, etc.

ALIMENTO LIGHT  – para um produto ser considerado light deve-se ter a redução de no mínimo 25% de calorias em comparação ao produto tradicional. Mas também são considerados light aqueles alimentos que reduzem no mínimo 25% de determinados nutrientes (sódio, colesterol, proteína, fibras, etc).

Nem sempre os alimentos diet apresentam baixas calorias, alimentos diet podem ter valor calórico maior que aquele que contém açúcar, então nem sempre são úteis para perda de peso. Uma pessoa que precisa perder peso deve optar por produtos light com baixos teores de gorduras e açúcares. O chocolate diet, por exemplo, apresenta pouca diferença na quantidade de calorias que a versão tradicional, pois com a ausência do açúcar a quantidade de gordura é maior para manter textura e sabor ao alimento.

Zero – a nomenclatura “zero” foi a última a integrar os termos empregados em embalagens de alimentos e, assim como o alimento Diet, possui a restrição ou isenção de algum componente em comparação com a sua versão tradicional, e pode ser Zero Acúcar, Zero Gordura, etc.

Sempre me perguntam sobre a diferença dos refrigerantes. Com a chegada do “zero’, a maioria dos refrigerantes light também pode ser classificado como diet, uma vez que é livre de açúcares. A formulação da Coca-Cola Zero é quase igual a da light, e ela também não possui açúcar. Isso faz parte de uma estratégia de marketing, que busca atingir públicos diferentes com produtos bastante semelhantes. (Lembrando que o refrigerante é totalmente dispensável da nossa alimentação!).

Antes de comprar um produto é importante verificar os ingredientes e a tabela nutricional  (fiz um post para o Mamis sobre Como ler a Tabela Nutricional, acesse!) para que a escolha esteja de acordo com suas necessidades e restrições alimentares.

Espero ter ajudado!

Um beijo e qualquer dúvida me perguntem!

Michelle Fischer | Nutricionista

E-mail: michellefnutri@hotmail.com

Compartilhe