Pés Inchados na Gestação | Mamis na Madrugada

Todos nós sabemos que a retenção de líquidos é comum nas grávidas, sobretudo, no último trimestre. Por isso, é muito comum os pés inchados na Gestação, assim como pernas, tornozelos, mãos e até o rosto. Os pés, no entanto, são os que mais sofrem e o que mais as gestantes buscam por ajuda para tratá-los.

 

O que causa o inchaço na gravidez?

No final da gestação, quando o peso do bebê aumenta e ocorre maior retenção de líquido do que as outras mulheres. Esse inchaço é causado pela pressão que o útero exerce nas veias pélvicas e veia cava – aquela que leva o sangue para os membros inferiores e deles para o coração.

O fluxo sanguíneo fica mais devagar, e o corpo acaba enviando mais água para a região do corpo e gera esse acúmulo e inchaço. Devido à pressão à veia cava, que faz o caminho de/para os membros inferiores, normalmente, são pernas, tornozelos e pés que mais sofrem com isso.

Alguns outras causas de inchaço podem ser varizes e obesidade, o calor ou até pelo uso de roupas e sapatos apertados. Fique de olho.

PÉS INCHADOS NA GESTAÇÃO

 

Como aliviar o inchaço?

Algumas ações do dia a dia podem ajudar os pés inchados na gestação. Juntei várias dicas aqui, desde cremes até dicas alimentares, vamos lá?

Alimentação

Durante a gravidez (e na vida, né?), a gente deve evitar o consumo exagerado de sal e de alimentos processados e enlatados/embutidos, que estimulam a retenção de líquidos. Isso porque esse tipo de produto contêm muito sódio na sua composição, que é usado como conservante, e podem provocar aumento da retenção de líquidos e causar o tão temido inchaço.

Aumentar o consumo de alimentos diuréticos pode ajudar a hidratar o corpo e eliminar o excesso de líquidos e sódio pela urina. Que tal algumas dicas de alimentos diuréticos para você inserir na sua alimentação? Atenção! Não beba chás diuréticos grávida, ok?

pés inchados na gestação

Frutas: Limão, laranja, maracujá, melancia, abacaxi, melão e morango;

Verduras: Salsão, agrião e espinafre;

Leguminosas: pepino, tomate, cenoura, abóbora, beterraba e alho.

Alimentos ricos em potássio e magnésio também diminuem a retenção de líquidos, então conte com os vegetais verdes escuros, como a couve, rúcula e o brócolis. Eles vão ajudar a diminuir os pés inchados na gestação.

 

Beba mais água

Nossa maior aliada contra o inchaço, a água é super importante, pois mantém nosso corpo hidratado, e corpo hidratado retém menos líquido. Além disso, beber mais água estimula a produção de urina, o que acaba eliminando o excesso de água e toxinas do organismo.

O recomendado é beber de 2 a 3 litros de água por dia.

 

Não fique muito tempo sentada

Se seu trabalho exije que você fique sentada, faça pausas a cada hora, dando umas voltinhas para ativar a circulação sanguinea.

 

Pernas apoiadas ou levantadas

Quando estiver sentada, deixe sempre os pés apoiados quando sentar, ao invés de deixar penduradas, no ar. Isso melhora a circulação sanguínea das pernas e ajuda a evitar pés inchados na gestação.

Se puder escolher, não só apoie as pernas, como deixe elas elevadas para facilitar o retorno do sangue para o coração, melhorando a circulação sanguínea e reduzindo ainda mais o inchaço. Neste caso, o ideal é ficar 20 minutos nessa posição.

 

Evite ficar muito tempo em pé

Ficar em pé muito tempo também dificulta o retorno do sangue para o coração, aumentando a retenção de líquidos nas pernas e piorar o inchaço nos pés e tornozelos. Intercale sentar e levantar, sempre com uma hora no máximo de cada. Ninguém disse que seria fácil.

 

Exercícios para os pés

Taí uma cosisa bem fácil de fazer. Dobrar e esticar para cima e para baixo repetidas vexes (umas 30) ou girar e circulo os pés, 10x para cada lado, ajudam a melhorar a circulação sanguínea e linfática, diminuindo o inchaço.

 

Durma do lado esquerdo

Dormir em posições laterais, principalmente sobre o lado esquerdo, ajuda a melhorar a qualidade de vida da gestante e do bebê. Isso porque o fluxo de sangue e de nutrientes para a placenta aumenta quando se está deitada do lado esquerdo, e a posição ainda estimula a função renal, ajudando a diminuir edemas e inchaços.

 

Use sapatos confortáveis

Se você ainda estava usando sapatos de salto, é hora de abandoná-los. Eu não usei salto a gestação inteira, por causa dos ligamentos mais “moles”, e indicação da minha médica de evitá-los. Acho que contei uma vez que na gestação do Michel, quebrei o pé usando sapatilha, então nada de me aventurar nos saltos.

O ideal é usar apenas sapatos que sejam confortáveis e que não apertem os pés durante a gravidez, o que evita uma sobrecarga de peso sobre os pés e não atrapalha a circulação sanguínea , evitando pés inchados na gestação.

Nessa reta final estou usando sapatilhas novas que comprei, confortáveis e que não apertam, e tenis que são de fato confortáveis. O problema do tenis, ultimamente, tem sido conseguir sentar para calçar e amarrar.

 

Pratique atividade física leve

Praticar atividades físicas leves durante a gestação, como caminhada ou fazer hidroginástica, ajuda a melhorar a circulação sanguínea e linfática das pernas. Se você tiver disposição para isso, é uma ótima pedida. Eu mesma, não tenho, não vou mentir.

Eu ainda poderia inserir aqui um tópico sobre meias de compressão, mas como elas não são unânimidade entre os obstétras, é melhor que você pergunte para seu médico o que ele acha sobre usar ou não esse tipo de meias, principalmente no final da gestação.

 

Drenagem linfática: quanto mais melhor

Sem dúvidas a melhor, e mais gostosa, das dicas. Temos um post completo sobre a Drenagem linfática na gravidez, aqui no site.

O principal benefício dela é, com certeza, a redução do inchaço, que acontece porque o profissional faz uma massagem com movimentos leves e desliza as mãos, direcionando o líquido excedente pra os gânglios linfáticos, responsáveis por essa eliminação, reduzindo o inchaço do corpo.

Com a limpeza da Linfa (esse líquido que a profissional direciona para os gânglios), o sistema linfático trabalha de forma mais eficaz, aumentando a oxigenação e estimulando a renovação das células. Um dos grandes motivos de fazer drenagem linfática na gravidez. Eu fiz durante a gestação 1x na semana, mas nesse último mês estou fazendo 2x na semana.

Mas os benefícios da drenagem não param por aí, leia os outros benefícios neste post.

 

Use um bom creme para pés e pernas cansadas

Apesar de maravilhoso fazer drenagem, é impossivel fazer todos os dias, né? É ai que eu insiro na minha rotina um grande aliado: um creme para pés e pernas cansados. Não existem muitas opções no mercado com essa função, e eu testei os dois principais, e conto aqui pra vocês. Na gestação do Michel, optei pelo Gel da linha Pink da Granado. Apesar de achar ele bom, com extratos naturais de Hamamelis, Ginkgo Biloba e Castanha da Índia na fórmula, que auxiliam na ativação da circulação sanguínea, o cheiro me incomodava demais, achava muito forte. Essa é uma opção mais barata, você encontra por, em média R$35.

Nessa gestação, escolhi a loção para aliviar pernas e pés da linha Materna da marca Souvie, uma marca de Clean Beauty que contei um pouco no post completo que fiz sobre o assunto.

Essa loção tem um ingrediente bioativo natural específico aliviar a sensação de peso e inchaço nas pernas – um blend de extratos de brusca, casca de limão e solidago. Quando aplicado com uma boa massagem, os efeitos são notados na hora e a sensação tende a se aliviar a cada dia com o uso contínuo. Assim como os outros produtos da linha Materna, a Loção para Aliviar Pernas e Pés é orgânica certificada, sem fragrância e sem óleos essenciais A fórmula ainda promove hidratação e nutrição da pele em uma textura agradável e de rápida absorção. Ele é um pouco mais caro, mas estou achando bem melhor – R$102, e você compra no site deles ou qiosques da marca.

Banho de contraste

Você já ouviu falar em banho de contraste? Eu não conhecia até pesquisar para fazer esse post e confesso que vou testar hoje mesmo. Parece ser bem simples: pegue duas bacias, em uma coloque água morna para quente, e na outra uma bem gelada. O contraste se dá quando você mergulha primeiro o pé no balde da água quente, deixa 3 minutos, e depois coloca na água fria por 1 minuto. O ideal é fazer esse processo por 4 ou 5 vezes.

O importante é a água vir até a altura da panturrilha. Com esse banho de contraste, os vasos dos pés e pernas dilatam e comprimem, bombeando o sangue e diminuindo o edema.

 

Quando devo me preocupar?

Somente o inchaço não deve te trazer preocupações, ainda mais se você está fazendo um pré natal regrado e seu médico está te acompanhando na evolução da gestação, e do inchaço. Agora, se novos sintomas aparecerem junto, podem ser sinal de uma trombose e/ou pressão alta.

Atenção a sintomas como: inchaço em outras partes do corpo, como rosto e mãos, de forma repentina; dor de cabeça repentina; problemas na visão  (enxergar embaçado ou borrado); dor forte abaixo das costelas; dor na nuca; enjôo ou vômito; formigamento nos pés ou nas pernas e dificuldade para movimentar os dedos das mãos.

Compartilhe