Sintomas de gravidez | Mamis na Madrugada

Nós bem sabemos que durante a gestação, nosso corpo apresenta diversas mudanças. Algumas, mais discretas, aparecem bem no início e são o primeiro alerta de que temos um baby a caminho. Outras, mais intensas e mais evidentes aparecem ao longo da gestação. Neste post, vamos falar um pouco sobre os principais sintomas de gravidez.

Quando começam os primeiros sintomas da gravidez?

O corpo fala! Grande parte dos humanos tem a péssima mania de não escutar o próprio corpo. No que tange a gestação, posso aqui citar vários sintomas de gravidez que afetam as mulheres nas semanas iniciais deste processo, mas elas garantem que alguns costumam ser muito mais perceptíveis que outros. Sempre ressalto que os eventos iniciais são inespecíficos. Às vezes, os sintomas de gravidez se apresentam em pequena intensidade, podendo até ser confundidos com outras situações clínicas”, diz o Dr. Thomas Moscovitz ( CRM 82581), Ginecologista e Obstetra.

Ele inclusive, fez uma listinha dos principais sintomas de cada uma das primeiras semanas de gestação exclusivo para o blog Mamis na Madrugada, que serão detalhados no próximo tópico:

  • Primeira semana de gestação: é comum a mulher sofrer de alteração na cor do corrimento vaginal e cólica abdominal.
  • Segunda semana de gestação: as mamas estão bem sensíveis, a mulher começa a sentir enjoos diante de cheiros fortes, sofre com alterações de humor e a sensação de cansaço se faz presente.
  • Terceira/quarta semana de gestação: atraso na menstruação, náuseas, enjoos e vômitos.
  • Quinta semana de gestação: seios inchados e doloridos, vontade frequente de urinar.

 

sintomas de gravidez

 

Quais são os principais sintomas da gravidez?

Aqui vamos listar os principais sintomas de gravidez. Os que mais são relatados pelas mulheres, os mais comuns, e os mais impactantes. é importante ressaltar que a intensidade dos sintomas, assim como o aparecimento ou não deles, variam bastante de uma mulher para outra.

 

Nidação

Chamamos de nidação, o processo de implantação do óvulo fecundado no endométrio, parte interna do útero. É quando o embrião de fato fixa-se no útero. Algumas mulheres sentem cólicas abdominais fracas, e/ou sensação de pontadas no baixo ventre. Outras apresentam também um discreto sangramento, parecido com menstruação, mas com fluxo muito menor, mais escuro e com duração máxima de 2 dias.

 

Corrimento Vaginal

Muitas mudanças acontecem no corpo feminino na gestação, inclusive alterações fisiológicas. Uma delas, por exemplo, é que ocorra um corrimento no início da gravidez, abundante e esbranquiçado. Se o corrimento que você tem apresenta outra cor, ou cheiro, consulte um médico.

 

Inchaço abdominal

O inchaço abdominal se dá devido ao aumento do fluxo sanguíneo e a adaptação ao crescimento uterino. Como as vezes acompanha cólicas, pode enganar a mulher, achando que está para menstruar.

 

Mamas sensíveis ou aumentadas

Algumas mulheres sentem as mamas mais sensíveis, devido aos hormônios que estimulam as glândulas mamárias preparando-as para a amamentação. Muitas mulheres também apresentam um aumento das mamas, já que as glândulas mamárias se desenvolvem para atender às necessidades do bebê após o nascimento.

 

Alteração na cor das auréolas

As alterações na cor das auréolas, que tendem a ficar mais escura, se dão pelo aumento de fluxo sanguíneo na região.

 

Sono e cansaço

Um dos sintomas de gravidez mais comentados, o sono e o cansaço podem aparecer desde a segunda semana de gestação, e ficar durante todo o primeiro trimestre. Algumas mulheres se sentem cansadas até o final da gestação.

Esse cansaço está diretamente ligado à adaptação do metabolismo, fazendo com que o corpo forneça energia para o desenvolvimento desse bebê.

 

Atraso menstrual

Esse aí é o que mais levanta suspeitas e faz com que as mulheres corram atrás dos testes – sejam os de farmácia ou de sangue (falaremos sobre os testes no próximo tópico).

Essa ausência de menstruação acontece devido ao aumento na produção do hormônio Beta HCG, que impede que os ovários liberem os óvulos maduros. Esse tipo de sintoma é facilmente percebido pelas mulheres que têm o ciclo menstrual regular.

 

Dores de cabeça

Algumas mulheres apresentam dores de cabeça durante a gestação devido às alterações hormonais. No entanto, essas dores de cabeça costumam ser fracas.

 

Nauseas e vômitos

Sintomas muito comuns durante o primeiro trimestre da gestação, normalmente são matinais, mas isso não é uma regra. Ou seja, podem acontecer a qualquer hora do dia ou da noite. Apesar de quase sempre passar entre a 8ª e a 12ª semana de gestação, há mulheres que ficam com esses sintomas por toda a gestação.

 

Aumento da vontade para urina

Causado pelo aumento da produção da progesterona, que garante o desenvolvimento saudável do bebê, os músculos da bexiga ficam mais relaxados. Quando esses músculos estão relaxados, é mais difícil esvaziar completamente a bexiga, e por isso,  a mulher pode sentir vontades mais frequente de ir ao banheiro.

 

Variações de humor

Mais um sintoma que vem das alterações hormonais. Essas alterações podem gerar um desequilíbrio nos níveis de neurotransmissores, que faz com que o humor da gestante fique mais instável.

 

Como confirmar a gestação?

Faça o teste

Se tiver um atraso na menstruação associado a qualquer um dos sinais e sintomas que falamos acima, o indicado é fazer um teste de gravidez.

Qual teste escolher e quando fazer o teste de gravidez?

Existem 2 tipos de teste de gravidez, o teste de farmácia e o teste de sangue.

  • Teste de farmácia: detectam o hormônio Beta HCG na urina. Cada teste oferece um diferencial. Alguns vêm com a possibilidade de saber até de quantas semanas você está. Outros dizem que você pode fazer o teste até 6 dias antes do atraso menstrual. O importante é olhar bem o que o que você comprou oferece, para não fazer antes da hora e acabar tendo um falso negativo.
  • Teste de sangue: é o mais fiel e confiável, feito em laboratório. Esse teste mensura o Beta HCG no sangue a partir da 2ª semana de gestação.

Assim que seu exame der positivo, é hora de marcar a sua primeira consulta de pré-natal, com seu médico de confiança.

 

Estou com quantas semanas de gestação?

Normalmente, usamos o primeiro dia da última menstruação como o primeiro dia da gestação. Claro que o Ultrassom Obstétrico Transvaginal, que pode ser feito a partir da 5ª semana de gestação, poderá definir com mais exatidão, principalmente em mulher com ciclo menstrual irregular.

É nesse primeiro USG que os médicos conseguem observar o saco gestacional e o embrião, e também confirmar que a gravidez está acontecendo dentro do útero. Quando a gestação não ocorre dentro do útero, é considerada uma gravidez ectópica, algo bem grave e que pode colocar a vida da mulher em risco. Além disso, a gravidez ectópica não é uma gestação viável.

 

 

 

 

Compartilhe