Como usar iluminador em bastão? | Mamis na Madrugada

Os iluminadores em bastão não são be uma novidade, não é mesmo? Inclusive, em um post sobre maquiagens em bastão de 2018, falei um pouco sobre eles, aqui. Mas, como é um produto que tem aparecido muito de novo, resolvi fazer um guia de como usar iluminador em bastão.

 

Praticidade

Em formato stick, eles ganham na praticidade e também na facilidade de transporte. Primeiro porque, diferente dos em pó, não quebram e esfarelam, e dos em creme que podem vazar. A praticidade vem também na hora da aplicação, já que a maioria das pessoas que usam esse tipo de produto dispensam o pincél para esfumar rapidamente com os dedos (já já falaremos sobre como aplicar o produto).

Temos também a praticidade do acabamento dele, que é um produto cremoso, mas qe dá um ar super natural ao glow da pele quando aplicado (sem ser aquele brilho pesado). Super vantagem para as peles mistas a oleosas, já que o acabamento é bem natural e não muito brilhante.

Mais um ponto positivo dele é a durabilidade – produtos cremosos tendem a durar muito mais na pele do que os em pó.

 

Como aplicar?

A resposta é: depende. Qual é o efeito que você quer desse iluminador? Um viço na pele como um todo? Apenas realçar alguns pontos? E quais deles? Os mais comuns, como as maças do rosto? Ou quer fazer truquinho para afinar o nariz ou ficar com a boca parecendo mais carnuda?

Vamos lá que eu te explico como conseguir cada um desses efeitos. O grande diferencial do iluminador em bastão é que ele já vem em um formato ideal para ser aplicado diretamente na pele. Então é só passar nas áreas que deseja destacar e depois usar as pontas do dedo mesmo para esfumar (ou um pincel gordinho, se você preferir).

iluminador em bastão

Viço na pele

Para esse efeito com o iluminador em bastão, você tem que aplicar, entre o primer e a base (ou hidratante e a base), o iluminador nos pontos mais altos do rosto, como têmporas, nariz, queixo e acima dos lábios, como traços. Em seguida, vem com o pincel da base já esfumando ela e misturando ao iluminador.

Realçar os pontos básicos

Alguns lugares que muita gente costuma usar o iluminador são: nas maças do rosto, um pouco acima do blush, e nas têmporas. Debaixo das sobrancelhas, para destacar o arqueado. Ou ainda, no centro do queixo e no cantinho dos olhos. Tem um post completo aqui no site sobre Strobing, uma técnica de maquiagem usando iluminador. 

Afinar o nariz

Aplicando o iluminador bem em cima do ossinho do nariz, você consegue um efeito de nariz mais fino. Inclusive, se você quiser acentuar o efeito, pode aplicar um pouco de contorno nas laterais.

Boca mais carnuda

O truque é aplicar no centro do queixo, mas principalmente no arco do cupido, para um efeito de boca maior e mais carnuda.

 

Tom ideal de iluminador em bastão para cada pele

Normalmente, os tons de iluminadores são: perolado, dourado e rosado. E como saber qual deles fica melhor em você? Testando. Mas, pelo tom e fundo da sua pele, já sabemos quais desses tons serão sucesso.

Se você tem a pele mais clarinha e com fundo rosado, aposte nos perolados e champagnes. Já quem tem a pele mais morena e um fundo mais amarelado, os dourados fazem um trabalho melhor para deixar o resultado mais natural.

 

Produtos no mercado

Separei aqui alguns dos iluminadores em bastão disponíveis no mercado. Pra mim, o campeão é o Whastup da Benefit, um dos primeiros (senão o primeiro) a aparecer. De todos que citei abaixo, ele é o único que já testei, e amo.

iluminador em bastão

 

E ai, gostaram de saber mais sobre o iluminador em bastão e como usá-lo?

Compartilhe