Conheça os maiores vilões da beleza | Mamis na Madrugada

Sabemos que existem algumas práticas que, se repetidas constantemente, podem virar vilões da sua beleza. Vou listar algum deles neste post.

1. Dormir de cabelo preso

Dormir com o cabelo preso é prejudicial para todos os tipos de fio, dos lisos aos crespos, sendo os maiores riscos a quebra dos fios e a perda da forma do cabelo. Leia o post completo sobre Dormir com cabelos presos: faz mal?

2. Dormir de cabelo molhado

Quando dormimos com os cabelos molhados, os fios podem se tornar mais propensos à quebra, já que o atrito com o travesseiro danifica a sua estrutura. Isso pode fazer com que os fios fiquem fracos e quebrem com mais facilidade, além de também pode levar a uma série de problemas ao couro cabeludo, como a caspa, dermatite e infecções fúngicas. Temos também um post completo sobre Dormir com cabelos molhados: faz mal?

3. Dormir maquiada ou sem limpar o rosto

Acho que esse é o que mais faço! O ruim de dormir maquiada, ou sem lavar o rosto antes de dormir é que a pele maquiada ou suja não consegue respirar e os poros ficam gradativamente entupidos. E podem surgir espinhas e cravos, aumentar a oleosidade da pele e até comprometer a renovação celular e acelerar o envelhecimento da pele.

 

vilões da beleza

4. Dormir com excesso de cosméticos

Com a quantidade de produtos disponíveis no mercado, a gente acaba tentada a comprar e testar de tudo. O ideal é que você consulte seu dermatologista para saber as reais necessidades da sua pele, e juntos montarem uma rotina de skincare. Se não, o que pode ser um grande aliado, vira um dos vilões da beleza.

5. Dormir pouco

Dormir pouco, ou dormir mal compromete todo o funcionamento do corpo, já que precisamos de 6 a 8 horas de sono para que os hormônios trabalhem; inclusive, alguns só se metabolizam à noite. Durante esse trabalho, a pele aumenta a produção de colágeno, renovando as células e nos deixando com aparência mais bonita.

6. Tomar banhos muito quentes

A água muito quente do banho resseca a pele, tira a oleosidade natural e a deixa mais suscetível a irritações e alergias. Também não é recomendado banhos muito longos, para evitar a perda da oleosidade de defesa da pele. Quem diria que o banho poderia ser um dos vilões da beleza? Leia nosso post sobre os Benefícios do banho gelado.

7. Usar secador/chapinha/babyliss/triondas sem protetores térmicos

O protetor térmico tem como função principal de criar uma camada sobre os fios e protegê-los das agressões do calor proveniente destas ferramentas. As vantagens dos protetores térmicos são diversas – e variam de acordo com cada produto! Se quiser saber mais sobre esse tipo de produto, acesse o post Protetores térmicos para os cabelos.

Se quiser saber Tudo sobre o triondas, clique aqui. Para saber Como escolher sua chapinha, aqui.

8. Beber pouca água

Se você não ingerir água suficiente – média de 2 litros de água por dia – a pele fica desidratada e ganha linhas de expressão. Temos um post sobre o assunto aqui no site do Mamis – leia e Saiba mais sobre hidratação.

9. Não usar protetor solar

Um dos maiores vilões da beleza, a exposição excessiva e desprotegida aos raios solares trazem riscos aos cabelos e principalmente à pele. Não estamos falando apenas de câncer, mas também do envelhecimento precoce da pele e alterações de pigmentação, como manchas, pintas e sardas. Leia este post sobre Como Proteger Seus Cabelos e Couro Cabeludo Dos Raios UV; e este post com uma dica de protetor solar em spray.

10. Usar produtos de beleza que não sejam para seu tipo de pele

Essa é obvia, né? Os produtos foram criados para cada tipo de pele para que cada um tenha suas necessidades atendidas. Quem tem pele oleosa, precisa de ter o óleo e o brilho reduzidos, enquanto a seca precisa de hidratação. E cada fórmula tem essas principais necessidades em vista.

11. Comer mal

A gente bem sabe que uma alimentação rica em calorias e gorduras e pobre em vitaminas possivelmente fará com que você engorde. Mas você sabia que esse tipo de alimentação também pode prejudicar sua pele e seus cabelos, agravar sua acne e celulites.

Invista em uma alimentação balanceada. Quer saber mais sobre o assunto? Clique aqui e veja todos os nossos posts sobre alimentação.

12. Fumar

O tabaco e a nicotina dificultam a circulação sanguínea e a chegada dos nutrientes às camadas da pele. Além disso, eles retardam a produção de colágeno. Sem falar que as tragadas destroem  as fibras que sustentam a pele do rosto, provocam sulcos na região da boca e em volta dos olhos.

13. Ingerir muita bebida alcoólica

A bebida alcóolica estimula a produção de radicais livres, que entram em contato com células sadias do corpo e danificam sua estrutura, causando envelhecimento precoce e flacidez. Assim como o cigarro, o consumo de bebidas alcoólicas afetam a circulação sanguínea e a produção de colágeno.

14. Espremer cravos e espinhas

Apesar da tentação, o trauma causado pelos dedos pode causar manchas e lesões, e o contato com dedos sujos pode resultar em infecções e mais espinhas. Se você tem acne, leia o post sobre Como cobrir as espinhas com maquiagem.

15. Muito estresse

Talvez o mais dificil de todos os vilões da beleza, mas como diminuit o estresse?

O estresse causa e agrava várias doenças de pele, como a acne, rosácea, queda de cabelo e psoríase. Que tal ler 7 dicas para diminuir o stress ?

 

Temos também um post sobre os Maus Hábitos com a pele e com a maquiagem, não deixe de ler.

 

Compartilhe