barra

Sabemos que existem algumas práticas que, se repetidas constantemente, podem virar vilões da sua beleza. Vou listar algum deles neste post.

1. Dormir de cabelo preso

Dormir com o cabelo preso é prejudicial para todos os tipos de fio, dos lisos aos crespos, sendo os maiores riscos a quebra dos fios e a perda da forma do cabelo. Leia o post completo sobre Dormir com cabelos presos: faz mal?

2. Dormir de cabelo molhado

Quando dormimos com os cabelos molhados, os fios podem se tornar mais propensos à quebra, já que o atrito com o travesseiro danifica a sua estrutura. Isso pode fazer com que os fios fiquem fracos e quebrem com mais facilidade, além de também pode levar a uma série de problemas ao couro cabeludo, como a caspa, dermatite e infecções fúngicas. Temos também um post completo sobre Dormir com cabelos molhados: faz mal?

3. Dormir maquiada ou sem limpar o rosto

Acho que esse é o que mais faço! O ruim de dormir maquiada, ou sem lavar o rosto antes de dormir é que a pele maquiada ou suja não consegue respirar e os poros ficam gradativamente entupidos. E podem surgir espinhas e cravos, aumentar a oleosidade da pele e até comprometer a renovação celular e acelerar o envelhecimento da pele.

 

vilões da beleza

4. Dormir com excesso de cosméticos

Com a quantidade de produtos disponíveis no mercado, a gente acaba tentada a comprar e testar de tudo. O ideal é que você consulte seu dermatologista para saber as reais necessidades da sua pele, e juntos montarem uma rotina de skincare. Se não, o que pode ser um grande aliado, vira um dos vilões da beleza.

5. Dormir pouco

Dormir pouco, ou dormir mal compromete todo o funcionamento do corpo, já que precisamos de 6 a 8 horas de sono para que os hormônios trabalhem; inclusive, alguns só se metabolizam à noite. Durante esse trabalho, a pele aumenta a produção de colágeno, renovando as células e nos deixando com aparência mais bonita.

6. Tomar banhos muito quentes

A água muito quente do banho resseca a pele, tira a oleosidade natural e a deixa mais suscetível a irritações e alergias. Também não é recomendado banhos muito longos, para evitar a perda da oleosidade de defesa da pele. Quem diria que o banho poderia ser um dos vilões da beleza? Leia nosso post sobre os Benefícios do banho gelado.

7. Usar secador/chapinha/babyliss/triondas sem protetores térmicos

O protetor térmico tem como função principal de criar uma camada sobre os fios e protegê-los das agressões do calor proveniente destas ferramentas. As vantagens dos protetores térmicos são diversas – e variam de acordo com cada produto! Se quiser saber mais sobre esse tipo de produto, acesse o post Protetores térmicos para os cabelos.

Se quiser saber Tudo sobre o triondas, clique aqui. Para saber Como escolher sua chapinha, aqui.

8. Beber pouca água

Se você não ingerir água suficiente – média de 2 litros de água por dia – a pele fica desidratada e ganha linhas de expressão. Temos um post sobre o assunto aqui no site do Mamis – leia e Saiba mais sobre hidratação.

9. Não usar protetor solar

Um dos maiores vilões da beleza, a exposição excessiva e desprotegida aos raios solares trazem riscos aos cabelos e principalmente à pele. Não estamos falando apenas de câncer, mas também do envelhecimento precoce da pele e alterações de pigmentação, como manchas, pintas e sardas. Leia este post sobre Como Proteger Seus Cabelos e Couro Cabeludo Dos Raios UV; e este post com uma dica de protetor solar em spray.

10. Usar produtos de beleza que não sejam para seu tipo de pele

Essa é obvia, né? Os produtos foram criados para cada tipo de pele para que cada um tenha suas necessidades atendidas. Quem tem pele oleosa, precisa de ter o óleo e o brilho reduzidos, enquanto a seca precisa de hidratação. E cada fórmula tem essas principais necessidades em vista.

11. Comer mal

A gente bem sabe que uma alimentação rica em calorias e gorduras e pobre em vitaminas possivelmente fará com que você engorde. Mas você sabia que esse tipo de alimentação também pode prejudicar sua pele e seus cabelos, agravar sua acne e celulites.

Invista em uma alimentação balanceada. Quer saber mais sobre o assunto? Clique aqui e veja todos os nossos posts sobre alimentação.

12. Fumar

O tabaco e a nicotina dificultam a circulação sanguínea e a chegada dos nutrientes às camadas da pele. Além disso, eles retardam a produção de colágeno. Sem falar que as tragadas destroem  as fibras que sustentam a pele do rosto, provocam sulcos na região da boca e em volta dos olhos.

13. Ingerir muita bebida alcoólica

A bebida alcóolica estimula a produção de radicais livres, que entram em contato com células sadias do corpo e danificam sua estrutura, causando envelhecimento precoce e flacidez. Assim como o cigarro, o consumo de bebidas alcoólicas afetam a circulação sanguínea e a produção de colágeno.

14. Espremer cravos e espinhas

Apesar da tentação, o trauma causado pelos dedos pode causar manchas e lesões, e o contato com dedos sujos pode resultar em infecções e mais espinhas. Se você tem acne, leia o post sobre Como cobrir as espinhas com maquiagem.

15. Muito estresse

Talvez o mais dificil de todos os vilões da beleza, mas como diminuit o estresse?

O estresse causa e agrava várias doenças de pele, como a acne, rosácea, queda de cabelo e psoríase. Que tal ler 7 dicas para diminuir o stress ?

 

Temos também um post sobre os Maus Hábitos com a pele e com a maquiagem, não deixe de ler.