Dicas para criar um ritual de beleza em casa | Mamis na Madrugada

Nesse post, vou dar algumas dicas para criar um ritual de beleza em casa. A ideia é que você mesma faça dos momentos simples da rotina, como um banho, rituais de beleza caprichados, sem precisar gastar muito. Quanto mais tempo disponível você tiver, mais etapas vai conseguir colocar. A ideia desse post não é colocar no dia a dia, mas ser um “evento” especial, que pode ser feito uma vez a cada 15 dias, uma vez ao mês. Vai depender de você, da sua rotina, da sua agenda.

Claro que, se quiser investir, tem diversas formas de deixar o ritual mais luxuoso, mas o importante mesmo é criar pequenos detalhes para que você relaxe e aproveite um tempinho só pra si. O post também pode ajudar quem quer montar um momento entre mãe e filha, para curtirem juntas um tempinho de auto cuidado.

Sugestões de passos para o ritual de beleza em casa

Dependendo do tempo que você tem disponível, você pode ir escolhendo os passos que quer inserir no seu ritual de beleza. Aqui estão vários, e você pode montar na ordem que quiser, e escolher quais te fazem sentido. É para ser tudo bem personalizado e só para você.

 

Pre shampoo

O pré shampoo é como um creme, que tem como objetivo hidratar os cabelos antes do banho. A ideia é passar nos fios secos, das pontas até uns 4 dedos da raiz, e deixar ele lá por um tempo – pode ser 30 minutos, ou uma hora.  Já dei duas dicas desse tipo de produto no site do Mamis – o Ssoro da LCS e a Proteina Ma-ra da Up2you.

Se você tiver esse tempo, pode aproveitar para começar assim seu ritual de beleza em casa. Aplique o pré shampoo e passe para os próximos passos, cuidando um pouco da pele do rosto e dos pés.

Escalda pés

O escalda-pés é uma prática milenar em que você coloca os pés em uma bacia de água quente para aliviar tensões e relaxar, já que segundo a acupuntura chinesa, nossos pés tem  terminações nervosas que estão associadas aos órgãos de todo o corpo humano. Logo, aplicar pressão e água quente a esses pontos, causam um reflexo imediato de prazer e equilíbrio energético.

Você pode colocar algum óleo essencial, ervas aromáticas ou até um sal de banho.

ritual de beleza em casa

 

Mascara no rosto

Depois de aplicar o pré shampoo nos cabelos, escolha uma máscara da sua preferência para aplicar no rosto. O uso desse tipo de produto vem crescendo muito nos últimos anos e você encontra opções para todos os tipos de pele e de todas as marcas no mercado.

Gosta de máscara de argila? Confere a dica da Clay Double Detox da Tarte e a Purifying Mud Mask da Ahava (só clicar nos links nos nomes). Quer uma mais diferentosa? Minha dica é a Triple Oxygen Instant Energizing Mask da Bliss, minha queridinha desde 2017. Prefere Sheet MasksEste post é pra você, só clicar.

Banho com esfoliante corpo

Inclua na rotina do seu banho u esfoliante corporal. Os esfoliantes corporais funcionam como um peeling, promovendo uma esfoliação efetiva e removendo as células mortas da sua pele, por isso é muito efetivo para tirar as peles mais duras, como dos cotovelos ou dos calcanhares. Eu faço geralmente uma vez na semana, porque acho que ajuda inclusive na hidratação corporal.

No nosso site, temos algumas dicas de esfoliantes corporais, como o da Tree Hub (mais vendido dos EUA), o Scrub of your Live e o Exfolianting Sea of Spa do Mar Morto.

ritual de beleza em casa

Banho de creme

Ao invés de usar um condicionador depois do shampoo, escolha uma máscara mais poderosa e aplique em todos os fios. Prenda e deixe agir por alguns minutos – hoje em dia, as marcas tem opções de máscaras hidratantes que fazem efeito em 3 ou 5 minutos. Se você optar por esse tempo, pode ir fazendo outras coisas dentro do banho mesmo. Às vezes eu gosto de desligar o chuveiro e deixar a máscara agir por uns 20 minutos.

A minha esolhida do momento é a Antirrigidez da Vichy, da linha Dercos. Falei dela nesse post. A minha preferida da vida é a Reparadora da Cadiveu – amo e falei dela aqui.

 

Hidratacao facial e corporal pós banho

Como um toque final, hidrate seu rosto e corpo com seu hidratante favorito para cada área. Para o rosto, eu amo muito o da Clinique, chamado Moisture Surge. Tem post completo sobre ele aqui no site também.

Para o corpo, gravida eu uso o Cocoa Butter da Palmers (aqui). Sem estar grávida, tenho usado o CeraVe. Os dois tem posts aqui no site também só clicar nos nomes e saber mais sobre cada um.

 

Gadgets de beleza

Inserir mas colocar uns gadgets de beleza no meio do seu ritual de beleza em casa, para deixar ainda mais caprichado. Um roller facial de jade ou quartzo rosa para fazer uma massagem no rosto depois de aplicar um creme, ou lavar o rosto com um Foreo durante o banho, por exemplo.

Tem um post completo sobre gadgets faciais aqui, com várias dicas direrentes.

Sua melhor toalha

As toalhas estão cada vez mais caras, né? Mas toalha é investimento, porque uma toalha boa dura por muitos anos. Escolha a sua melhor, a mais fofinha e gostosa, para se secar depois do banho durante o seu ritual de beleza em casa.

 

Cuidando do ambiente

Para começar seu ritual de beleza, a dica é preparar um ambiente aconchegante, que te transmita paz. Abaixo, coloquei algumas coisinhas que podem te ajudar a montar esse ambiente.

Vela perfumada ou difusor de oleos essenciais:  Faz toda a diferença no clima, um cherinho gostoso. Os difusores costumam ser mais suaves.

Meia luz: eu amo tomar banho com luz baixa, meia luz ou luz indireta. As vezes deixo só a porta entre aberta, e a luz do quarto entrando. Dá uma super relaxada.

Música: Se uma música te relaxa, não esqueça dela. Dá até para montar uma playlist específica para seu ritual de beleza.

 

Gostaram dessas dicas para um ritual de beleza em casa? Me contem se tem outras dicas também.

Compartilhe